O que é cross fit? Treino de intensidade alta se une aos movimentos funcionais

Treinador Márcio Mutuca fala sobre método que vem crescendo no mundo todo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível para quem é praticante

O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. O Programa Eu Atleta dessa semana mostrou os personagens e a preparação para a primeira competição deles na modalidade. Veja vídeo abaixo:

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Movimentos funcionais: São aqueles que o preparam para a “vida diária’. Ou seja, movimentos que tenham transferência para as tarefas cotidianas.

Constantemente variados: “A rotina é o inimigo”. Por isso, os nossos treinos mudam a cada dia, preparando o atleta para toda e qualquer demanda física necessária no dia a dia.

Alta intensidade: Não há dúvidas que maior intensidade é sinônimo de melhores resultados. No treinamento, ela provocará um aumento na sua capacidade de trabalho e, consequentemente, o fará atingir seus objetivos.

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Crossfit une levantamento olímpico, ginástica e exercícios funcionais numa só modalidade (Foto: Getty Images)

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Antes que se assuste com o termo, entenda que essa intensidade é relativa. Ou seja, para um atleta de alto nível pode significar levantar cargas elevadas, enquanto que para um indivíduo sedentário significa simplesmente sentar-se e levantar-se.

Normalmente, esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico ou cardio. O crossfit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas, que são:

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Método que cresce no mundo todo mescla alta intensidade, movimentos funcionais e treinos variados (Foto: Getty Images)
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– Agilidade
– Coordenação
– Equilíbrio
– Flexibilidade
– Força
– Potência
– Precisão
– Resistência cardio-respiratória
– Resistência muscular
– Velocidade

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